ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 lições que aprendi com o livro #GIRLBOSS da Sophia Amoruso

O livro #GIRLBOSS, autobiografia da Sophia Amoruso, CEO da NastyGal, tem sido um dos livros mundiais mais lidos por mulheres que buscam inspiração de casos de sucesso feminino no mundo do empreendedorismo.
LIVRO #GIRLBOSS da Sophia Amoruso
O livro #GIRLBOSS, autobiografia da Sophia Amoruso, ex-CEO da NastyGal, tem sido um dos livros  mais lidos mundialmente por mulheres que buscam inspiração de casos de sucesso feminino no mundo do empreendedorismo, a fim de encontrar a fórmula perfeita sobre como "chegar lá" no topo. 

A Sophia ficou conhecida como uma das mulheres jovens mais influentes e ricas após construir um império digital com menos de 30 anos

Mas, o #GIRLBOSS não é um desses livros que te ensinam um passo a passo de facilidades para empreender em algo específico não. Ele é um livro que mostra que toda mulher que quer conquistar seu lugar ao Sol, tem que ter 100% de autorresponsabilidade pelas suas escolhas e ações.

Sophia fez questão de escrever sua trajetória, apresentando suas dificuldades e quais habilidades que ela tinha ou que precisou aprimorar para criar o negócio dos seus sonhos. Mesmo apresentando alguns comportamentos controversos da Sophia versus o que eu creio que seja humanamente correto,  este livro tem muitas dicas importantes e que se aplicam para a realidade de mães que precisam de inspiração do tipo "faca na caveira" para começar a empreender.



Nos últimos anos, o número de mães empreendedoras tem crescimento exponencialmente em todo o mundo. São constantes os dados de mulheres que desistem das suas carreiras para cuidar dos filhos ou até mesmo por sofrerem algum tipo de represália do mercado de trabalho, após se tornarem mães.

A vontade de viver a maternidade de forma mais ativa, mas também de manter a persona de mulher profissional, tem sido um dos impulsos da mãe moderna para adentrar no empreendedorismo. E para permanecer nesse mercado, predominantemente masculino, o livro da Sophia Amoruso me trouxe alguns direcionamentos bem pertinentes sobre o que nós - mães - precisamos para criar a nossa própria versão de #MOMBOSS. Então vamos nessa?


1) Seja decente com as pessoas 

Eu destacaria isto como a primeira coisa que precisamos ter, pois como citei acima alguns comportamentos da Sophia não me agradaram. Parece que essa postura de pessoa egoísta, insensível é um padrão bem comum no mundo dxs poderosxs dos negócios. O filme "O lobo de Wall Street", o documentário sobre Steve Jobs disponível no Netflix e até o próprio livro da Sophia, mostra esse tipo de comportamento de pessoa que não se importa com os outros e trata as pessoas como lixo. Isso é tão errado e desnecessário! Por isso acho que este é o tópico nº1: para ser uma #MOMBOSS e construir um negócio de sucesso, você não precisa pisar nas pessoas que diretamente ou indiretamente estão ajudando o seu sonho a crescer. Aprendi com o livro e com série GIRLBOSS que isso é feio demais!

2) Não se importe tanto com o que as pessoas vão pensar sobre seus sonhos

Essa é um parte que achei bem pertinente. Algumas pessoas nunca vão entender nossos sonhos e vão tentar nos desencorajar a qualquer custo. Elas são pessoas que até sonham também, mas não têm coragem e não vão entender como é que você tem. E tudo bem também! Contanto que os dois lados se respeitem, está tudo bem. Mas se você perceber que não tem apoio das pessoas, não deixe que elas detonem dentro de você aquilo que você tem certeza que você nasceu para fazer. Seja decente com as pessoas, mas não seja trouxa. Exija que elas também sejam decentes contigo. E se ainda assim não forem, siga adiante sempre. Porque uma hora, elas irão acreditar em ti. Afinal, se você acredita profundamente em você mesma, as outras pessoas vão acreditar em você também!

3) Abandone hábitos ruins que só atrasam seu lado e crie novos que te impulsione

Se você quer alguma coisa, realmente, você precisa abandonar aquele hábito ruim que não te leva para lugar nenhum. É maravilhoso assistir TV, curtir as redes sociais e assistir filmes no Netflix. Mas confessa aí: essas coisas não estão te aproximando do que você tem desejado para você. Que tal criar um planejamento semanal, onde cada coisa tenha seu lugar exato para estar? A vida de mãe é meio punk e as poucas horas livres que temos têm que ser bem usadas. Programe o horário que você precisa para cozinhar, arrumar a casa, estudar, levar as crianças na creche ou escola, na natação, etc. Deixe tudo planejado, inclusive, os horários relax. Defina a noite dos filmes, o dia da pizza e você sempre saberá qual é o horário ideal para cuidar do seu negócio, porque você terá a certeza de que já cumpriu todas as outras demandas e não abandonou nenhuma.

4) Tenha um mentalidade positiva e você se surpreenderá

A Sophia não cita a "lei da atração", mas ao afirmar esta citação acima ela prova de alguma forma que ela pratica ao emanar para o universo seus sonhos e acreditar verdadeiramente que tudo se concretizará, provando que a energia positiva através dos nossos pensamentos tem grande influência nas nossas vidas. A lei da atração fala que nós somos energia e que tudo o que emanamos para o universo, seja positivo ou negativo, simplesmente voltará para nós. Se pedimos com o coração e agimos diariamente alinhadas com a nossa verdade, o retorno será conseguir tudo o que quisermos. E cada etapa que precisaremos avançar, simplesmente vai nos surpreender pois coisas boas acontecerão.

5) Para ter sucesso, temos que ter um pouco de teimosia para persistir



Uma das coisas bem evidentes na personalidade de Sophia é a teimosia. Ela batia de testa com Deus e com o mundo para se manter firme na sua decisão de empreender. Quando ela percebeu uma oportunidade em suas mãos, que era vender roupas vintage pelo eBay, ela teve alguns impasses que poderiam ter feito ela desistir do seu negócio. Ela estava desempregada, descobriu uma hérnia inguinal e que precisava de cirurgia, mas ela não tinha grana para fazer particular e muito menos plano de saúde para arcar. Sendo assim, ela teve que voltar para o mercado de trabalho, em busca de um emprego que proporcionasse a ela a condição de empreender paralelamente e que incluísse plano de saúde para ela. Algumas coisas conspiraram contra ela no meio do processo, mas Sophia tinha tanta certeza do que ela queria que persistiu. Foi teimosa, que a levou onde ela chegou.

6) Aprenda a cuidar das suas finanças pessoais se você quiser chegar em algum lugar

Uma das dicas que mais gosto do livro da Sophia é quando ela fala sobre dinheiro. É muito fácil ouvir pessoas que nasceram com muito dinheiro e viveram sem apertos, falando sobre como é que cuida das finanças. Mas quando a gente lê o livro da Sophia e descobre que ela se colocou em uma situação na vida para ser independente financeiramente em relação a sua família, então, ela sabe bem quando fala sobre como é aprender a poupar ao máximo e como fazer o dinheiro aumentar mais e mais na sua conta.


Ter controle sobre as suas finanças e tratar a sua poupança como uma das suas contas, incluindo-na no seu orçamento e "pagando" todos os meses como se fosse um boleto, faz toda diferença.

A ideia é parar com a crença limitante sobre dinheiro e se tornar responsável pela forma como você lida com o seu! Se comprometa com a vida que você escolheu criar para você e tenha maturidade para se manter firme, enquanto você ainda não chega lá.

Com essas dicas do livro da Sophia, o que eu aprendi e que serve para nós mães é que para criar essa vida de #MOMBOSS, a jornada não é fácil. Descubra o que você ama, encontre um meio de se manter motivada, aprenda tudo o que você precisa aprender para fazer acontecer e PERSISTA!

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e se tornem donas das suas próprias vidas!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!

Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!